Medidas caseiras para seu filho dormir melhor

por DRA. LÍGIA KLEIM . 09/10/2018

A hora de dormir pode ser uma tormenta para mães e pais de crianças, especialmente aquelas abaixo dos cinco anos. Muitas destas crianças apresentam dificuldade de dormir no próprio quarto, ou costumam se levantar bastante durante a noite, descansando pouco para o dia seguinte. Se você está lendo este texto é porque é uma das pessoas que sofre com a hora de colocar seu filho para dormir, não é mesmo? Por este motivo vamos lhe passar algumas dicas simples e caseiras para ajudar a fazer seu filho dormir melhor. Venha conferir!

Crianças podem ter dificuldades naturais para dormir

Não é uma surpresa para ninguém que as crianças possam apresentar dificuldades para dormir, especialmente se elas são muito pequenas e estão sozinhas no quarto. Esta situação é bastante relacionada com a sensação de falta de segurança os pequenos sentem ao ficarem sozinhos. E esse sentimento é natural, já que eles têm os pais como referência de ambiente e situação seguros.

A tendência é que, com o passar do tempo, a criança vá se adaptando ao espaço do seu quarto, ou seu berço, e entendendo que é capaz de descansar sozinho sem se preocupar com outras coisas. Se esta situação não melhorar, especialmente após alcançar a faixa etária de cinco anos, é interessante procurar a ajuda de um psicólogo ou um pediatra para avaliar outros possíveis problemas.

É importante obedecer rotinas em casa e na escolinha

Uma maneira de ensinar seu filho a dormir no horário certo e sentir sono durante toda a noite é fazer com que o organismo obedeça a certas rotinas diarias: tente acordar seu filho no mesmo horário, fazer sonecas no meio da tarde com as mesmas durações e também colocá-lo na cama, mesmo que ainda esteja acordado, no mesmo horário. Estas regras se aplicam a qualquer dia da semana e a qualquer ambiente, especialmente na escolinha que devem respeitar o tempo de soneca de seu filho pequeno. As rotinas ajudam a criança a entender que existem horários certos para acordar e dormir, e isso vai ajudá-lo a relacionar o período da noite como horário de descanso.

Lugar para dormir é no berço ou na cama, nunca no colo de alguém

Alguns pais têm um costume natural de fazer com que seus filhos adormeçam no colo para depois levá-los até a cama ou berço. Esta situação é normal quando o bebê ainda é muito pequeno, mas é importante que os pais comecem a acostumá-lo a ir para a cama, ou berço, mesmo antes de adormecer, para que ele aprenda a pegar no sono no seu ambiente de descanso. Assim, sempre que seu filho estiver no quarto, deitado no berço ou na cama, ele vai assimilar esta situação com a necessidade de dormir, relaxando com mais facilidade e descansando melhor.

Mamadeiras para dar sono podem prejudicar

A pior alternativa para que você consiga fazer com que seu filho durma é oferecer uma mamadeira de leite quente antes de dormir. Esta situação é errada por dois motivos: o primeiro porque a criança vai estabelecer uma relação entre tomar mamadeira e a hora de dormir, criando a necessidade de sempre comer algo antes de ir para a cama, sendo que, muitas vezes, não há necessidade de ingestão de calorias naquele momento.

O segundo motivo se relaciona com o fato de a criança ir dormir com os dentes não higienizados, aumentando o risco de desenvolvimento de caries e outras lesões relacionadas com a má higienização bucal. A mamadeira não deve ser uma alternativa para acalmar e fazer sua criança dormir.

Quando acordar durante a noite a criança deve voltar para a própria cama

É comum ver sua criança acordando no meio da noite e pedindo para deitar com os pais para dormir novamente. Se esta situação ocorre ocasionalmente, não existe problema em compartilhar sua cama com seu filho que pode estar assustado, mas esta atitude não pode virar uma regra. A criança tem que entender que o local que ela deve dormir é sua própria cama, e deve aprender a lidar com suas próprias inseguranças naquele local, se desprendendo de seus pais por alguns momentos. Se ela estiver muito insegura a melhor alternativa é retornar com a criança para o quarto dela e acalmá-la até que ela adormeça, evitando levá-la para a cama dos pais.

Banhos costumam ajudar a relaxar

Se seu filho ainda apresenta muita dificuldade para pegar no sono ou dormir uma noite inteira, uma alternativa que costuma ajudar bastante é deixar o horário do banho para mais próximo da hora de dormir. O banho quente ajuda a relaxar a criança, e também os bebês, aumentando a sonolência e a capacidade de dormir mais profundamente.

Encurte as sonecas diurnas caso o sono noturno esteja prejudicado

Um motivo para uma noite maldormida, ou falta de sono na hora de se deitar, pode ser o excesso de sonecas diurnas ao longo da rotina da criança. Neste caso específico tente reduzir o tempo de cochilo do seu filho, ou até mesmo a quantidade de sonecas realizadas por dia, deixando que ele descanse de maneira mais profunda no período da noite.

Esperamos que estas dicas sejam úteis para lhe ajudar a colocar seus filhos para dormir com mais facilidade, e que também garantam noites inteiras de sono com mais frequência. Você conhece alguma outra medida para ajudar a fazer com que os pequenos durmam melhor? Compartilhe deixando sua opinião no espaço de comentários!