Como escolher a escova de dentes ideal para o seu filho

por DRA. DANIELA DUMONT . 09/10/2018

A escova de dentes é um utensílio importante para uma higienização correta da região bucal. Saber escolher a escova dental adequada vai garantir que pelo menos metade da qualidade da higienização seja feita de maneira satisfatória, já que existem modelos específicos para cada tipo de cliente. Por este motivo é importante saber escolher a escova dental ideal para o seu filho, já que a higienização correta dos dentes vai garantir mais saúde e uma arcada saudável para a criança quando ela crescer, passando por menos complicações relacionadas a saúde bucal. Você sabe escolher a escova de dentes ideal para seu filho? Continue lendo o nosso artigo e descubra!

Tamanho ideal para crianças

Crianças não são pequenas somente na estatura, mas o tamanho da região bucal também é bem inferior à de adultos, por isto as escovas de dentes não devem ter o mesmo tamanho de escovas de adultos. Escovas com cabeças, cerdas e cabos muito longos podem machucar a boca da criança durante a escovação, já que elas não são adaptadas para esta faixa etária. Quando for procurar uma escova para seu filho tente respeitar ao máximo a indicação de faixa etária impressa no rótulo, ou conte também com a orientação de seu dentista.

Preocupe-se com a maciez das cerdas

Cerdas muito duras podem ser capazes de machucar até as gengivas de adultos, especialmente se forem utilizadas com muita força no momento da escovação. As escovas de crianças deve ter cerdas macias, para evitar que elas se lesionem ao higienizar os dentes, deixando as escovas com cerdas rígidas para a escovação de aparelhos móveis ou próteses utilizadas pela criança.

Cabeças arredondadas são melhores que quadradas

Você já deve ter reparado que a grande maioria das escovas infantis conta com a cabeça mais arredondada do que outras escovas de dente. Elas são projetadas desta maneira também para evitar que a criança se machuque durante a escovação. Escovas quadradas ou com pontas podem lesionar a gengiva, a língua ou outras regiões da boca até mesmo com uma movimentação mais lenta, devendo ser evitada nesta faixa etária.

Evite cabos muito longos

As crianças têm que se sentir confortáveis quando estão higienizando os dentes, especialmente se esta higienização é feita por elas próprias. Se o cabo da escova é muito grande a criança pode ter dificuldade e logo desistir de utilizar um objeto desconfortável, por isto opte por escovas com cabos que se adéquem ao pequeno espaço disponível na palma da mão das crianças. Desta maneira ela vai conseguir escovar os dentes com mais calma e mais paciência.

Deixe seu filho te ajudar na escolha da escova

Crianças naturalmente não gostam de fazer nada que esteja relacionado com higienização, como tomar banho e escovar os dentes. Por este motivo, tornar estes momentos divertidos é uma maneira de chamar a atenção da criança para a importância de se higienizar. Algumas escovas de dente infantis são enfeitadas com desenhos de personagens conhecidos pela criançada, ou tem cores extravagantes e divertidas para chamar a atenção desta faixa etária para o objeto. Por isto, quando for comprar a escova de seu filho, deixe ele participar da escolha, optando pelo desenho ou pela cor que gosta mais, e prestando maior atenção na importância de se escovar os dentes diariamente.

A troca deve ser frequente

Depois de cumprir a difícil tarefa de encontrar a escova de dentes perfeita para seu filho, não se esqueça de ter em mente que este objeto deve ser trocado com uma frequência de, pelo menos, três em três meses, garantindo a qualidade da escovação e da saúde bucal da criança.

Estas são as dicas que organizamos para te ajudar a escolher a escova de dente ideal para seu filho, porém não se esqueça de seguir as orientações do odontopediatra que acompanha a criança para que esta escolha seja feita de uma maneira ainda mais segura para a saúde bucal nesta faixa etária! Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para compartilhar escreva para nós através dos comentários!