Veja aqui a importância do uso regular do protetor solar

por DRA. ALESSANDRA PIMENTA . 09/10/2018

Com a chegada do verão, fica em evidência aquele produto que deveria estar em nossa nécessaire durante todo o ano: o protetor solar. Esse produto é fundamental para evitarmos os riscos da exposição ao sol, tanto quando estamos aproveitando a praia durante as férias, quanto no nosso dia a dia. Infelizmente, ainda são poucas as pessoas que têm o hábito de se proteger diariamente. Quer saber por que você deveria fazer parte desse grupo? Acompanhe abaixo alguns motivos da importância do uso regular do protetor solar e tenha uma pele mais saudável a partir de agora!

Proteção contra os raios solares

A radiação ultravioleta pode ser dividida em três tipos: UVA, UVB e UVC. Com essa terceira você não precisa se preocupar pois, apesar de ser a mais nociva, ela fica retida na camada de ozônio. Já os raios UVA e UVB têm impacto direto e podem prejudicar a sua saúde. Os UVA são aqueles que atingem as camadas mais profundas da pele, as subcutâneas, causando o melanoma, o tipo mais perigoso do câncer de pele e um dos mais frequentes no Brasil, além de envelhecimento precoce por atingirem as fibras de colágeno. Os UVA são agressivos sem deixar marcas, por isso foram por muito tempo ignorados. Já os UVB, por sua vez, são os responsáveis pelas queimaduras na pele e vermelhidão e também podem acarretar tumores malignos. A proteção contra esses raios solares deve ser garantida ao longo de todo ano, justamente porque a nossa pele está exposta aos raios UVA em qualquer estação ou horário.

Um FPS ideal para cada pele

O fator de proteção solar recomendado pelos especialistas é de, no mínimo, 15, o que garante a proteção contra 92% da radiação UVB. O FPS 30, por sua vez, aumenta em 4% essa proteção, enquanto o FPS 60 garante 98% de bloqueio. Um dermatologista poderá indicar a melhor escolha de acordo com suas características, mas é importante frisar que o uso de um protetor FPS 15 pode ser utilizado em qualquer tom de pele.

Auxiliar em tratamentos estéticos

Como o protetor deverá fazer parte de sua rotina de cuidados, o ideal é escolher um que se adapte melhor a você: existem opções em gel ou sem óleo para peles mais oleosas, além de cremes que unem efeitos hidratantes ou anti-idade. A porção recomendada para o rosto é de uma colher de chá, que deve ser espalhada em todo o rosto, nuca e orelhas toda manhã. Aplique de 15 a 30 minutos antes de sair de casa, para garantir a melhor absorção.

Nos dias em que a exposição ao sol for maior, como quando você for à praia, aplique uma colher de sopa em cada parte do corpo, contando a parte de trás e a da frente de braços e pernas individualmente. Nessas situações, reaplique o cosmético a cada duas horas ou depois de entrar na água.

Não exagere

Mesmo com a proteção do filtro solar, evite exposição excessiva ao sol, principalmente nos horários de pico, entre as 10h e 16h. Nesse período, procure proteger-se na sombra e invista no bronzeado apenas antes ou depois dele. Isso vai garantir um bronzeado mais duradouro, além de uma pele mais saudável.

Com pequenos hábitos você garante uma vida mais saudável! Você já tem o costume de usar o protetor solar na sua rotina? Tem alguma dica interessante que quer compartilhar? Escreva para a gente através do espaço de comentários!