Uso de chupeta e qualidade dos dentes de leite do seu filho

por DRA. DANIELA DUMONT . 09/10/2018

A relação do bebê com o bico é sempre muito questionada por profissionais da área da saúde e pela maioria dos pais. Ele é essencial ou não? Sua utilização influencia na qualidade da formação dos dentes do bebê e da criança? Para te ajudar a entender essas questões elaboramos este post e vamos tentar tirar estas e outras dúvidas em relação ao bico. Continue acompanhando com o nosso artigo!

As crianças e o hábito natural da sucção

A sucção é um hábito natural do bebê desde seus primeiros dias de vida, afinal é através desta atitude que ele consegue se nutrir, ao ingerir o leite materno. Ao sugar o seio materno em busca do alimento, o bebê recebe um misto de satisfação alimentar e conforto muscular, já que seu cérebro entende que ele está seguro e saudável.

Quando o bebê se sente plenamente satisfeito, ele larga o seio da mãe e para de mamar e, quando é interrompido por qualquer motivo — fisiológico ou não — ele costuma se sentir incomodado e chorar. A chupeta entra neste momento de incômodo do bebê, como uma substituta para o seio materno.

A chupeta pode ser evitada

Muitos profissionais da área da saúde consideram o uso da chupeta uma atitude que pode ser evitada, já que a grande maioria dos bebês que mamam ao peito não precisam deste apoio. A presença da chupeta pode, inclusive, influenciar no ato de sucção do bebê, já que ele posiciona a língua e a musculatura de maneira diferente do que realizada do seio, podendo influenciar até no desmame precoce da criança, por não se adaptar a sugar o leite materno novamente.

Por este motivo, os fabricantes são obrigados a colocar nas embalagens um aviso que alerta mães e pais sobre a relação da chupeta com as crianças que mamam no peito, alertando que o uso deste material pode influenciar não somente na qualidade da sucção ao peito, mas também no desenvolvimento da fala e dentição, quando utilizada com uma frequência muito grande.

O uso da chupeta tem que ser mínimo

Já que sabemos que o uso, a longo prazo e desregrado, de chupeta pode ser prejudicial a dentição e a fala da criança, como saber quando usar e como usar este item que parece ser tão essencial para o bebê? A chupeta deve ser usada somente em momentos de estresse da criança, para ajudá-la a adormecer, mas nunca como a solução para interromper qualquer choro do bebê. Ela deve ser usada somente até o bebê se acalmar ou adormecer, devendo ser retirada logo após alcançar este objetivo. De acordo com o avanço da idade da criança também é importante ir educando a criança em relação ao uso da chupeta, afinal ele começa a ter a necessidade de aprender a mastigar e beber líquidos de copos, perdendo o hábito natural de sucção. Muitos especialistas na área da saúde sugerem que o uso da chupeta não ultrapasse os dois anos de idade.

A influência do uso errado da chupeta na dentição

Como a criança e o bebê ainda estão passando por um processo de formação corporal, a boca também é influenciada por estímulos gerados com a sucção da chupeta, podendo alterar sua forma. Estas alterações podem resultar em mordidas abertas, mordidas cruzadas, dentes projetados, dentes tortos, além de alterações na fala por enfraquecimento ou posicionamento errado da língua e formação diferenciada da boca. Em casos mais graves, até a deglutição e a respiração podem ser influenciadas.

Vale a pena ressaltar que estas situações só são encontradas em crianças e bebês que fazem uso a longo prazo de chupeta, desrespeitando a frequência e a indicação recomendada pelos profissionais da saúde.

Como retirar a chupeta da criança sem traumatizá-la

Se o seu bebê faz uso da chupeta para ficar mais calmo e você está preocupada em como fará para que este hábito não se torne prejudicial para seu filho, vamos deixar aqui algumas dicas para já começar o trabalho de retirar a chupeta sem gerar trauma para a criança e dores de cabeça para você.

Um ótimo truque é fazer um furo na ponta da chupeta, o que já altera a sensação do bebê ao sugar, estimulando que ele largue logo o bico. Educá-lo em relação a quando o bico é permitido, como, por exemplo, em momentos para dormir, também é uma maneira de não deixar a criança dependente deste item.

Evite também ter vários bicos à disposição da criança, para não estimular a dependência. Se nenhuma destas situações funcionarem não há motivo para preocupação. Existe também uma tendência natural da criança em abandonar a chupeta quando vai alcançando certa idade, já que a necessidade de sucção também diminui.

O uso da chupeta, portanto, apesar de parecer ser a solução de vários problemas dos pais com as crianças, não deve ser feito de maneira exagerada e sem controle. Existe, sim, uma influência negativa do uso desregrado do bico na formação e na qualidade da arcada dentária da criança. Por este motivo, saiba usá-lo com sabedoria, para usufruir somente dos benefícios desse acessório.

E então, você ficou com alguma dúvida? Escreva pra nós através dos comentários!