Maneiras de prevenir a perda auditiva na criança e no adulto

por DRA. ALESSANDRA PIMENTA . 09/10/2018

Apesar de não parecer ser um problema comum, a deficiência de audição é o terceiro maior tipo de deficiência encontrado no Brasil, de acordo com dados revelados pela Organização Mundial de Saúde. Esta classificação inclui todos os graus de deficiência, que pode ser discreta ou total em alguns casos. O que poucos sabem é que grande parte das perdas auditivas podem ser evitadas com cuidados simples, que podem ser realizados na infância, na idade adulta ou até mesmo na gestação. No texto de hoje vamos destacar algumas maneiras de se prevenir a perda auditiva em várias fases da vida. Confira!

Gestação

Muitas das doenças ou deficiências encontradas em humanos são desenvolvidas ainda no período gestacional, por influências genéticas ou externas, assim como problemas na audição. Apesar de a carga genética não poder ser alterada, os problemas externos podem ser evitados, reduzindo o risco do desenvolvimento de problemas auditivos.

Evitar rubéola

A rubéola é uma doença que, se adquirida na gestação, pode prejudicar a formação do bebê trazendo, dentre vários problemas, uma significativa alteração na audição. Para evitar se contaminar com esta doença a mãe deve se preocupar em vacinar contra rubéola ainda antes de engravidar.

Evitar o consumo de álcool

O álcool, se consumido em excesso ou regularmente, pode ser lesivo par a formação do feto. Gestantes devem evitar estas bebidas durante os nove meses da gravidez.

Não fumar

O tabaco não é lesivo somente para a saúde da mãe, mas também pode ser extremamente prejudicial para a formação do bebê. O desenvolvimento de problemas auditivos pode ser consequência de uma gestação com mãe fumante.

Converse com o feto

O estímulo auditivo pode ser extremamente importante para o desenvolvimento correto da audição ainda no feto. Por isto, por mais bobo que possa parecer, converse com seu filho ainda na barriga, para começar a estimular suas funções auditivas.

Infância

A infância também é uma fase definitiva na construção de todo o sistema auditivo do indivíduo, por isto alguns cuidados podem ser necessários nesta fase da vida.

Valorizar o estímulo auditivo

Nada é mais importante para uma criança do que o estímulo e isso funciona também para a audição. Crianças que vivem em ambientes mais propensos ao som e a fala desenvolvem melhor audição do que aquelas que recebem pouco estímulo de seus pais ou da escolinha.

Por isto fale sempre com seus filhos, estimule a busca e o conhecimento de novos sons e nunca deixe de trabalhar a audição com eles, mas tome cuidado com sons muito altos ou agudos, que podem lesionar o sistema auditivo da criança.

Cuidado com pequenos objetos

As crianças são muito curiosas e essa curiosidade, apesar de necessária, pode ser perigosa em alguns momentos. Como elas querem testar e experimentar tudo, é bom mantê-las longe de pequenos objetos (como grãos de milho ou pecinhas de brinquedo) que possam caber dentro de seus ouvidos. Essas lesões podem ser extremamente graves dependendo da profundidade que o objeto alcançar no canal auricular.

Vida adulta

Quem acredita que o adulto está livre de problemas de audição é que se engana fortemente. Apesar da perda natural de alguns graus de audição serem inevitáveis durante o processo de envelhecimento, alguns cuidados podem evitar que este processo se acelere ao longo dos anos.

Evite barulhos altos

É preciso ter muito cuidado com os sons que colocamos no nosso ouvido, já que barulhos muito altos podem lesionar partes do nosso sistema auditivo. Além de valorizar volumes moderados na hora de escutar música e proteger os ouvidos quando for mexer com algum aparelho que faz muito barulho (como uma furadeira ou uma batedeira), pode ser interessante trocar seus fones de ouvidos por headphones (aqueles que ocupam todo o espaço da orelha), já que eles exigem sons menos altos e mais confortáveis.

O cotonete pode ser vilão

Devemos sim limpar a cera excessiva no ouvido para escutar melhor, mas também temos que ter cuidado para não empurrá-la para dentro do canal auricular, atrapalhando ainda mais nossa capacidade de ouvir. O cotonete deve ser usado para limpar o ouvido somente na parte externa, sem precisar ser introduzido no canal.

Nade com toucas e tire a água excessiva do ouvido

Para evitar a famosa “otite do nadador”, quando frequentar uma piscina use, sempre que possível, uma touca e protetores auriculares, além de focar em retirar a água que ficou armazenada dentro do ouvido após sair da água. Assim você evita infecções desnecessárias que podem prejudicar a qualidade da audição.

Mesmo com todos estes cuidados é importante frequentar, sempre que necessário, um médico otorrinolaringologista, que é o especialista em detectar problemas nesta região do corpo em qualquer fase da vida. Quais outros cuidados você costuma ter com sua audição, ou com a de seus filhos, para evitar ter perdas significativas ao longo da vida? Use o espaço dos comentários e conte suas experiências!