Qual a freqüência ideal para levar seu filho ao pediatra

por DRA. LÍGIA KLEIM . 09/10/2018

A pediatria é um dos ramos mais bonitos da medicina, mas também é considerado um dos mais difíceis. O acompanhamento adequado e com qualidade é indispensável para o crescimento sadio das crianças. Porém, muitos pais não sabem exatamente qual a frequência ideal com que devem levar os filhos ao pediatra. Se você também já teve (ou ainda tem!) essa dúvida, continue lendo o nosso artigo e entenda porque é importante escolher um médico de confiança e com que frequência ele deverá ser visitado!

Pediatra ou serviço de emergência?

Uma nova tendência vem ocorrendo em alguns locais, que é a de levar as crianças aos atendimentos de emergência ao invés do pediatra. Mas essa troca pode trazer diversos riscos. Além de diagnosticar e tratar males que afligem os pequenos, como asma, bronquites, lesões típicas, entre outros, o acompanhamento constante feito com um pediatra permite um melhor conhecimento do histórico médico e a detecção precoce de problemas. Se por desconhecimento ou falta de tempo você só leva seu filho ao pediatra quando ele fica doente ou apenas corre para o serviço de emergência, repense sua atitude.

Qual a importância do acompanhamento?

O fato de ir com frequência determinada ao pediatra influencia em diversos aspectos a vida da criança. Constrói-se uma relação de confiança e cumplicidade, além do conhecimento das características únicas de cada paciente, o que facilita diagnósticos. A boa relação também permite que sejam dadas instruções nos mais diversos níveis, como na alimentação, nos hábitos do dia a dia, na higiene, entre outros. É esse especialista, também, que vai fazer o acompanhamento do ganho de peso, da altura, fazer os testes necessários desde o nascimento, bem como estabelecer e fiscalizar o calendário de vacinação.

Qual a frequência ideal?

O número de visitas vai variar de acordo com o estado da criança. É claro que, se houver problemas de saúde, alterações significativas de peso, desenvolvimento cognitivo, altura ou outro fator relevante, os intervalos entre as consultas poderão ser reduzidos. Mas em linhas gerais, há uma recomendação que indica uma consulta aos 5 dias de vida, outra aos 15 dias e outra aos 30 dias. Entre os 2 e 6 meses, uma consulta mensal é suficiente. Dos 6 aos 12 meses, a consulta pode ser mensal ou bimestral, dependendo da conduta do pediatra e da necessidade da criança e da família. E com o passar do tempo, o espaço vai aumentando: de 1 a 2 anos, recomenda-se uma consulta trimestralmente, dos 2 aos 6, uma semestralmente e dos 6 aos 18 anos uma vez por ano (sim, deve-se visitar o pediatra até o final da adolescência!).

Pode parecer muito, mas são essas visitas que vão garantir que os seus filhos se desenvolvam plenamente. Se você anda sem tempo ou dinheiro, o ideal é que você se organize para conseguir seguir esse cronograma da forma mais próxima do indicado. Como você pode observar, o pediatra será uma profissional que vai conviver com o seu filho (e você, é claro) desde o nascimento até o final da adolescência.

Com essas visitas, o desenvolvimento dos seus pequenos será muito mais tranquilo e saudável. Se as suas crianças ainda não têm um pediatra, procure por um profissional de qualidade e confiança hoje mesmo! Você ainda tem alguma dúvida sobre a frequência com que devem acontecer as visitas ao médico infantil? Escreva pra nós utilizando o espaço dos comentários!