Doenças orais mais comuns às crianças

por DRA. DANIELA DUMONT . 09/10/2018

Devemos estar sempre atentos à dentição das crianças, já que a infância é uma época de desenvolvimento de várias partes do corpo, inclusive da região da boca e dos dentes. Por este motivo, educar nossos filhos para que eles realizem uma higienização oral correta e completa é muito importante para evitar doenças que geralmente surgem por decorrência da falta de higienização na região. Será que você conhece as doenças orais que são comumente mais encontradas em crianças? Continue acompanhando o nosso post e confira!

Placa bacteriana

A placa bacteriana é uma doença comum em qualquer indivíduo, independente da idade. Ela é formada nos dentes após a ingestão dos alimentos que as bactérias, presentes na região da boca, usam como substrato para se desenvolver. Ela geralmente é removida com a ajuda da escovação, porém se a higienização não for realizada da maneira ou na frequência correta, a placa pode aumentar e desenvolver doenças ainda mais graves, como as cáries, a periodontite e até a perda dos dentes. Por este motivo, é preciso estar atento à escovação adequada para evitar problemas com a placa ainda na infância.

Cárie dentária

Já sabemos que a cárie pode ser uma consequência da má higienização da placa bacteriana formada nos dentes após a alimentação. Ela é uma espécie de deterioração do dente, que pode atacar o esmalte dentário com chance de evoluir para lesões ainda mais profundas e graves, atingindo os nervos e raiz do dente. A cárie é bastante comum em crianças porque, nesta fase, além da procura pelo consumo de açúcar ser maior, elas têm menor atenção com a higienização correta dos dentes, especialmente na retirada dos alimentos acumulados nos sulcos destas formações dentárias. A cárie, se não for tratada, pode evoluir para um quadro de canal ou até mesmo de perda completa do dente.

Traumatismo dentário

Crianças são as maiores vítimas de traumatismo dentário, já que estes quadros estão frequentemente associados a quedas, acidentes e lesões que ocorrem com o impacto forte na região bucal. O traumatismo dentário pode ser visível ou não, devendo ser tratado imediatamente após o ocorrido, para evitar perdas mais importantes na região da arcada dentária. Em crianças, preocupa-se mais com a lesão em dentes permanentes do que em dentes de leite, apesar de as duas influenciarem negativamente na autoestima do indivíduo, já que podem ter relação direta com a qualidade do sorriso da criança.

Periodontite

O acúmulo acentuado de placa bacteriana, além de ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento de cáries, pode também ser a porta de entrada para outra doença comum na infância: a periodontite. Esta doença é uma inflamação da região dos dentes, causada especialmente pelo crescimento bacteriano na raiz dentária, no osso e em outras estruturas de suporte do dente. Estas doenças, se não tratadas, além de dificultar a higienização da região bucal por apresentar gengivas inflamadas e doloridas, pode também resultar em perdas dentárias. A atenção com a higienização de dentes permanentes na infância é extremamente importante para evitar a perda destas estruturas em crianças.

Outras doenças, como a gengivite, o tártaro e a sensibilidade dentária também podem aparecer na infância, já que todas elas podem ser consequências da má higienização da região oral. Por este motivo, o segredo para que seu filho fique longe das doenças bucais é preciso que você estimule sempre os bons hábitos de higienização, garantindo a saúde e a manutenção correta das estruturas dentárias.

E então, o seu filho já teve algum desses problemas? Você o conscientiza para evitá-los? Conte para nós através dos comentários!