Traumatismos dentários mais comuns, saiba como agir

por DRA. ADRIANA PEIXOTO . 09/10/2018

O traumatismo dentário é uma das maiores causas de perda de dentes em qualquer faixa etária, especialmente na infância e na adolescência. São classificadas como traumatismo dentário as lesões que acontecem nos dentes, nos lábios, na língua, na bochecha e no tecido ósseo, geralmente ocasionados por algum trauma na região. Apesar de o traumatismo ser considerado uma situação de urgência, nem sempre o atendimento é realizado de maneira imediata, muitas vezes por falta de informação de quem procura a ajuda, ou até de quem presta o atendimento. Você sabe como agir quando está diante de uma situação de trauma na região bucal? Vamos falar sobre estas e outras situações relacionadas com o traumatismo dentário neste texto. Confira:

 

O que é considerado um traumatismo dentário?

Lesões que resultam de traumas dentários, como uma fratura pequena no esmalte, na coroa e até mesmo na raiz, gerando perda (ou não) de todo o dente podem ser consideradas como traumatismo dentário. A concussão e luxação de tecidos que envolvem e sustentam o dente também entram nesta classificação.

Estas lesões podem ser resultados de quedas, acidentes, brigas, traumas esportivos, lesões com objetos e até maus-tratos, especialmente quando se trata de uma criança. As lesões dos dentes posicionados anteriormente, como os incisivos centrais, laterais e caninos, podem causar dor, e ainda afetar a autoestima, já que tem relação direta com a nossa imagem. Lesões nos dentes posteriores, apesar de interferirem menos na aparência, também podem ser dolorosas e prejudicar algumas funções tradicionais do dente como, por exemplo, a mastigação.

O que acontece com o dente que passa por um trauma?

Nem todo dente que sofre um trauma vai aparentar-se lesionado em um primeiro momento, com sangramento ou rachaduras visíveis. Isso acontece porque as fraturas podem ser encontradas dentro do tecido bucal, na raiz e até na massa óssea que sustenta o dente. Estas lesões podem afetar o canal sanguíneo e o nervo do dente e, consequentemente, resultar em perda total da coroa e da raiz, dependendo da demora do atendimento adequado.

As alterações de cores também não são frequentes em qualquer tipo de trauma dentário, por isto é necessário fazer um acompanhamento clínico e radiológico durante a avaliação da lesão e após o tratamento delas por até, aproximadamente, cinco anos em casos de dentes permanentes.

Quais são os traumas mais comuns?

Os traumas dentários mais encontrados nos consultórios odontológicos são: a fratura do esmalte (em pequenos ou grandes pedaços), fratura da coroa, fratura da coroa e raiz, concussão dos tecidos de suporte dental e luxações na massa óssea e no elemento dental. Cada um destes traumas exige um tipo de tratamento específico, que pode desde simples reestruturações no esmalte até cirurgias para reposicionamento e substituição da estrutura perdida. Para evitar maiores complicações é indicado que o paciente procure a ajuda de um especialista imediatamente após a ocorrência da lesão.

Como agir no momento seguinte a um trauma?

Se você ainda está inseguro sobre como agir no momento seguinte ao trauma, aqui vão algumas dicas para não correr maiores riscos nesta situação:

     Procure um dentista imediatamente e em qualquer horário;

     Se houver sangramento estanque com gaze, papel toalha, lenço ou gelo e visualize de onde está vindo o fluxo de sangue;

     Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de sucesso no reimplante. Para isto, reposicione o dente no local da fratura, se for possível, ou carregue o pedaço fraturado dentro de um frasco com soro fisiológico, leite ou saliva para transportar. Evite tocar na raiz, pegando o dente sempre pela coroa.

     Se você não encontrar o pedaço de dente fraturado corra diretamente para o consultório do dentista. Só ele é capaz de avaliar se houve esta perda ou se o dente entrou no osso alveolar.

O traumatismo dentário é mais comum do que imaginamos, portanto sua ocorrência não é motivo para pânico. Tente ser prático e procurar uma ajuda profissional imediatamente para evitar maiores consequências. Lembre-se que a melhor maneira de evitar este tipo de lesão na região da boca é ter cuidado com as situações que podem levar a traumas, por isto fique sempre atento para proteger seus dentes.