Ingestão exagerada de açúcar e as consequências para a saúde da criança

por DRA. LÍGIA KLEIM . 09/10/2018

Sobre o açúcar


Ao contrário do que muitos pensam, o açúcar não é um aditivo natural na alimentação. Ele é um produto químico fabricado a partir do refinamento do caldo da cana-de-açúcar, e não contém nutrientes, apenas muitas calorias. Se ingerido de maneira compulsória, pode trazer diversos malefícios como apontam muitas pesquisas científicas.

 

Quando em reação com as proteínas, o açúcar gera as moléculas chamadas AGEs, que são perigosas porque podem alterar a estrutura molecular destes compostos orgânicos, causando diversas doenças degenerativas e outras complicações no funcionamento do corpo.

 

Como estão em um momento de formação, as crianças devem evitar ao máximo o consumo do açúcar. Refrigerantes, balas, chocolates e demais doces podem ser consumidos desde que de maneira moderada. O alto consumo desses alimentos pode levar, entre outras consequências, à hiperatividade, baixa concentração, ansiedade e irritabilidade.

 

Obesidade

Segundo o Portal da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 15% das crianças com idade entre 5 e 9 anos são obesas, e grande parte deste problema é proveniente do consumo desenfreado do açúcar.

 

Caso seja ingerido em excesso, o açúcar pode sofrer uma reação bioquímica que o transformará em gordura. Esse fato aliado ao estilo de vida sedentário das crianças, faz com que elas se tornem obesas, deixando o corpo propenso a várias outras doenças.

 

Diabetes

Todas as vezes em que se consome açúcar, há um aumento da glicemia. Em correspondência a esta ingestão, o corpo libera insulina, que é o hormônio responsável por colocar a glicose na célula. Caso se consuma muito açúcar, o pâncreas, que é o produtor da insulina, pode ficar sobrecarregado, o que o leva à insuficiência, resistência ou ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

 

Câncer

A predisposição à diabetes e obesidade é fator de risco para o câncer. E como você já viu neste post, essas doenças podem ser causadas pelo alto consumo de açúcar: mais um motivo para que você seja firme com os seus filhos, prestando muita atenção ao consumo que eles fazem do açúcar. Lembre-se, ainda, de conscientizá-los sobre os problemas que esse consumo exagerado pode gerar.

 

Cáries

Além da higiene bucal, outro fator está relacionado ao surgimento de cáries: a alimentação. E os alimentos com maior teor de açúcar em sua composição são os que mais contribuem para o aparecimento das tão temidas cáries. Balas, doces, chocolates, entre outros, são verdadeiros vilões quando o assunto é saúde bucal.

 

A cárie surge quando as bactérias que estão nos dentes usam os açúcares simples para se alimentar. Quando comemos algum alimento doce, a bactéria leva cerca de 20 segundos para transformar o açúcar em ácido, que dura por 30 minutos e corrói o esmalte dos dentes. Portanto, limite o consumo de açúcar dos seus filhos e sempre oriente-os a escovar bem os dentes após a ingestão de alimentos que contenham açúcar.

 

Açúcar ideal para consumo

No dia a dia, sempre que possível, substitua o açúcar branco pelos adoçantes naturais em pequenas proporções, como o mel e o melado de cana. Frutas frescas e secas, cereais integrais, leites e castanhas também contêm níveis de açúcar saudáveis ao organismo. Outra opção é a do açúcar mascavo, que é aquele mais escuro, justamente porque ainda não perdeu o melaço da cana com seus nutrientes.

 

E então, você conhece alguém que já passou por problemas de saúde em decorrência do uso abusivo do açúcar? Já busca evitar que seus filhos consumam esse alimento além da conta? Conte pra nós através dos comentários!