Miniguia da dentição infantil

por DRA. DANIELA DUMONT . 09/10/2018

A troca de dentes é uma fase muito esperada e cheia de detalhes na vida de uma criança. Desde o nascimento dos primeiros dentes de leite no bebê (chamados de dentes decíduos), do processo para arrancar cada dentinho, até o surgimento da dentição definitiva, os pais têm diversas dúvidas e questionamentos de como cuidar de cada etapa e garantir para seus filhos uma boa saúde bucal e uma vida inteira de bons hábitos, com excelente higiene oral.

Quer saber melhor como se dão essas mudanças? Leia o nosso miniguia da dentição infantil e fique por dentro de tudo sobre a troca de dentes do seu filho!

Quando começam a nascer os dentes de leite?

Os dentes de leite, também chamados de decíduos, começam a surgir em torno do sexto mês de vida, em geral, iniciando pelos inferiores. Há uma sequência de erupção comum, que se dá posteriormente pelos incisivos centrais e laterais superiores com um espaçamento de dois meses em média. Quando o bebê chega aos 15 meses de vida, costuma ser a época de nascimento dos primeiros molares superiores e, logo depois, os inferiores, seguidos pelos caninos.

Aos 18 meses, os segundos molares inferiores surgem e, aos 24 meses, os molares superiores. A dentição estará completa quando as crianças estiverem com 20 dentes na boca, ou seja, oito incisivos, quatro caninos e oito molares. Embora seja um processo fisiológico perfeitamente normal, ele tem diversas variações de criança para criança, de acordo com a genética, o ambiente e até questões emocionais.

Sintomas do surgimento dos primeiros dentinhos

Muitas crianças podem apresentar sintomas locais ou sistêmicos nesta fase de erupção dos dentes decíduos. Alguns fatores podem ser observados, como: sialorreia (salivação excessiva), irritabilidade, agitação, febre baixa, falta de apetite, e até erupções cutâneas e diarreia. Porém, todos esses sintomas que ocorrem durante a erupção dos dentes de leite são transitórios e não comprometem o estado de saúde geral da criança por longos períodos.

Perda dos dentes de leite

Quando as crianças completam 5 e 6 anos, os dentes de leite começam a cair, para dar lugar aos permanentes. Normalmente, os primeiros a serem trocados são os incisivos inferiores e superiores, que formam, na maioria das vezes, a famosa “janelinha” na boca dos pequenos. Em seguida, na faixa etária dos 8 e 10 anos, começam a cair os dentes molares e, finalmente, entre os 10 e 13, os últimos, os caninos, é que trocados. A idade, porém, pode variar de criança para criança e o ideal é que os pais conversem frequentemente com os dentistas para saber se tudo está acontecendo dentro do esperado.

Cuidados que os pais devem ter

Os pais podem tomar alguns cuidados para preservar a saúde bucal de seus filhos. Elas são diversas e devem ser devidamente ensinadas e feitas desde a mais tenra idade. Para evitar cáries, o consumo de açúcar deve ser restringido. O flúor deve sempre estar presente, seja pela água fluoretada ou como tratamento aplicado pelo dentista. Ele fortalece o esmalte dos dentes e aumenta a resistência. Existem suplementos com essa substância, que podem ser recomendados pelo dentista.

É indispensável, também, ensinar a criança a escovar os dentes adequadamente e usar o fio dental de maneira regular e correta. Invente maneiras de tornar esse processo divertido e lúdico, fazendo com que a criança queira sempre ter esses bons hábitos. Escovas de bichinhos — desde que boa qualidade — estão liberadas, assim como pastas de dente com sabores, também desde que sejam de marcas reconhecidas do mercado.

Adotando os hábitos corretos e ensinando bem os seus filhos, eles terão a possibilidade de terem dentes saudáveis desde a dentição decídua até a definitiva. Um sorriso bonito é o cartão de visitas de qualquer pessoa e deve ser valorizado desde sempre! Você ainda tem alguma dúvida sobre a troca de dentes e sobre como cuidar da dentição do seu filho? Conte pra nós através dos comentários!